Programas de continuidade

Aprender é difícil? Pode ser menos difícil para si e para a sua equipa.
28 Outubro, 2020
5 dicas para diminuir a resistência à aprendizagem
15 Fevereiro, 2021

Programas de continuidade

Ao longo dos últimos meses muitas organizações e respetivos colaboradores, viram as suas capacidades de gestão, como a liderança, o planeamento e a tomada de decisão, profundamente adulteradas.

No início do ano as vacinas vieram, mas de imediato percebemos que isso não nos iria permitir regressar de forma rápida à antiga realidade. Aquela realidade em que sentíamos que conseguíamos prever a semana seguinte, pelo menos.

Face a este contexto, há um padrão nos comportamentos de gestão que corre o risco de repetir-se face aos meses anteriores: “Veremos como correm os próximos 15 dias, entretanto, talvez organizemos uma sessão remota para equipa se sentir melhor!” – ou seja, a realização de atividades remotas pontuais que podem não ser suficientes para mudar comportamentos.

É fundamental assumir de forma definitiva que esta é a nova realidade em que vivemos e ajustar as medidas de gestão em conformidade, como fizeram já muitas organizações.

Algumas decidiram, desde muito cedo nesta pandemia, que o desenvolvimento das suas pessoas jamais iria voltar a ser feito sistematicamente de forma presencial, em salas de formação e desenharam programas integrais de formação à distância. Asseguraram estabilidade no desenvolvimento de competências das suas pessoas, optando por um programa de continuidade e não por uma sessão one shot.

Outras organizações mudaram definitivamente os seus planos de investimentos em termos de infraestruturas, considerando a nova realidade do trabalho remoto como efetiva e permanente. E ainda outras identificaram aqui novos mercados, como a internacionalização, por exemplo.

Se esta é a realidade que conhecemos hoje e que se manterá, não fará sentido ter um programa remoto de continuidade e não apenas uma sessão pontual?

Um programa de continuidade que ajude as equipas a tornarem-se mais coesas, ou um programa de treino regular de funcionamento remoto, para voltarmos a ter equipas de elevado desempenho, ou ainda um acompanhamento regular e remoto da liderança, para apoio na tomada de decisão e na pilotagem dos planos de gestão. Este vai ser um dos nossos desígnios para 2021, ajudar os nossos clientes a prosperarem através da definição das “suas próprias certezas” e ajudando-os a identificar novas oportunidades neste contexto.

E será que essas nossas certezas depois não vão também mudar? Claro que sim e voltaremos a adaptar-nos, sendo que essa é a única certeza com que poderemos sempre contar: a mudança!


Mais sobre as nossas experiências imersivas

Live Experiences_Cat
Remote Experiences_Cat