O Futuro da Aprendizagem Através de Experiências: Uma Mudança de Paradigma para o Crescimento Organizacional

Notícias
04/07/2023

O mundo das organizações sempre foi um terreno fértil para a inovação. As empresas querem crescer, evoluir, destacar-se em relação à concorrência e portanto procuram fazer diferente.

Com os avanços tecnológicos a catalisar mudanças profundas em todos os setores, o conceito de aprendizagem e desenvolvimento não tem sido exceção. A abordagem tradicional que serve para todos está gradualmente a dar lugar a um modelo de aprendizagem mais dinâmico, envolvente e experiencial, algo que temos defendido na Immersis nos últimos 13 anos.

A aprendizagem experiencial, o processo de aprender através da experiência, de forma alguma é um conceito novo. No entanto, a fusão dessa abordagem testada pelo tempo com tecnologias emergentes está a criar novos paradigmas para o futuro da aprendizagem. Para onde vamos então?

A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) são tecnologias que têm potencial muito além do mundo dos jogos e entretenimento. Oferecem uma ampla gama de aplicações em aprendizagem e desenvolvimento, proporcionando um ambiente imersivo, interativo e rico em experiências.

No futuro, é concebível que a RV possa transportar os imersivos* para diferentes locais, culturas ou mesmo épocas, facilitando uma compreensão mais profunda e empatia que nenhum livro didático ou vídeo pode igualar. A RA, por outro lado, sobrepõe informações no mundo real, proporcionando aprendizagem just-in-time e permitindo que se aplique o conhecimento imediatamente. O poder da RV e RA reside na sua capacidade de proporcionar um ambiente seguro para os imersivos cometerem erros e aprenderem com eles, assim testando as habilidades necessárias no mundo real sem “consequências”. Um exemplo da Immersis? O Bomb Squad através de RV é absolutamente incrível… algumas bombas explodem, os imersivos aprendem.

A integração de inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática em plataformas de aprendizagem vai criar experiências de aprendizagem mais personalizadas e adaptáveis. Em vez de cada imersivo passar pelo mesmo conteúdo, os algoritmos de IA já adaptam o caminho de aprendizagem com base no conhecimento, habilidades e ritmo de aprendizagem de cada um. Bons exemplos disto são o St. Jude do Swamp Motel e o nosso Leadership Maze.

As plataformas orientadas por IA fornecem feedback em tempo real, reconhecem lacunas de conhecimento e sugerem recursos direcionados para preencher essas lacunas. À medida que as tecnologias de IA avançam, já se estão a desenvolver tutores baseados em IA que interagem com os imersivos em linguagem natural, entendem os seus pedidos e fornecem assistência personalizada. O ChatGPT [que atingiu 1 milhão de utilizadores 5 dias após o lançamento] é já visto claramente como uma ferramenta de apoio à aprendizagem e rapidez de entrega. Esta dimensão per si vai provocar mudanças sísmicas na forma como se aprende a curto prazo e é muito importante estar ciente do seu impacto.

As simulações (reais ou digitais) e elementos de gamificação aumentam o envolvimento e a motivação dos imersivos. Nas simulações, a replicação digital de um ambiente do mundo real permite praticar habilidades e tomar decisões, aprendendo com suas ações e consequências. Na nossa “Chave do Refeitório” os participantes da experiência gerem um restaurante, fazem a comida e servem clientes reais, algo verdadeiramente imersivo e pródigo para aprender.

Se juntarmos a estas dinâmicas a gamificação, aproveitando o desejo natural de competição e conquista, podemos tornar a aprendizagem dos imersivos mais envolvente e divertida. Foi isso que fizemos no “Pé de Fruta”, onde os imersivos geriram uma empresa e toda a sua cadeia de valor. No futuro, a gamificação e as simulações vão ser combinadas para criar experiências de aprendizagem que não têm apenas propósito pedagógico, serão também profundamente envolventes e agradáveis.

A tecnologia tornou fácil a conexão, colaboração e aprendizagem conjunta ou entre pares, bem como a partilha de conhecimento e a resolução colaborativa de problemas. O futuro da aprendizagem experiencial vai continuar a ser alavancado nestas plataformas, permitindo que os imersivos trabalhem juntos em projetos, enfrentem desafios, recebam feedback de colegas e mentores e reforcem as suas ligações enquanto equipa, mesmo à distância. Pós pandemia, este recém criado segmento das experiências remotas e/ou híbridas será cada vez mais importante para contextos de equipas a trabalhar à distância.

As histórias têm sido uma poderosa ferramenta de aprendizagem desde sempre. Com a democratização da tecnologia, também a narrativa está a ser transformada e é claro agora que o uso de elementos multimédia podem amplificar o impacto de uma boa história.

A narrativa digital vai fornecer mais contexto e significado a conceitos abstratos, tornando-os mais fáceis de entender e lembrar. A estrutura narrativa das histórias vai também tornar a aprendizagem mais envolvente e relacionável, enquanto os elementos multimédia podem facilitar diferentes estilos de aprendizagem. O caminho é claro e está a ser feito também internamente. Um exemplo na Immersis? A passagem natural de Escape rooms para Escape shows!

O modelo tradicional de avaliações, que muitas vezes envolve exames e classificações, já não é compatível com o futuro da aprendizagem experiencial. Em vez de avaliar os imersivos com base na sua capacidade de lembrar informações, o foco vai mudar para a avaliação da sua capacidade de aplicar conhecimento, resolver problemas e aprender com erros. Portfólios digitais, revisões de pares e autorreflexão podem desempenhar um papel mais relevante na avaliação de performance e por consequência, na transferência de conhecimento para o local de trabalho, fornecendo uma visão mais holística das habilidades e crescimento das pessoas que aprendem experienciando.

Em conclusão, o futuro da aprendizagem será naturalmente mais personalizado, interativo, imersivo e envolvente, impulsionado por tecnologias como VR, AR, IA e mais. Para quem tem preocupações na área do desenvolvimento de pessoas, é essencial estar a par destas evoluções e considerar como elas podem ser integradas nas estratégias de aprendizagem da empresa. Só assim será possível fomentar uma cultura de aprendizagem e crescimento contínuos, fundamental para que as empresas e seus imersivos se mantenham competitivos numa paisagem corporativa em rápida evolução.

*Imersivos – pessoas que são imersas numa experiência com propósito pedagógico

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