Building Experiences

 
Não poderia faltar uma categoria de experiências imersivas em que os participantes são desafiados a construir algo em conjunto, é um dos formatos mais utilizados para desenvolver o trabalho em equipa.
 

DURAÇÃO: 1h
PARTICIPANTES: 10 a 200 pessoas

Ready, Set, Go!

Afinal, não somos nós quem põe a máquina a FUNCIONAR todos os dias?

O que é?
Uma “competição colaborativa” que consiste na construção integral, de raiz, duma bicicleta, em cerca de 45 minutos, partindo duma mesa de trabalho onde constam todas as peças desmontadas e ferramentas necessárias à realização dessa tarefa, sem recurso a qualquer manual de instruções.
Cada equipa, constituída por 5 a 10 pessoas, terá de montar apenas uma bicicleta tendo de confiar nas outras equipas, uma vez que algumas das peças ou ferramentas que necessitam se encontram lá e vice-versa.
Após a assemblagem, a bicicleta que montaram irá ser utilizada por uma outra equipa e irão receber também uma bicicleta proveniente de outra equipa. No final, as bicicletas serão interligadas e os participantes terão de realizar um divertido percurso de obstáculos para terminar a dinâmica (opcional).

Para que serve?
Nesta dinâmica é possível extrair algumas reflexões, nomeadamente: será que precisamos de todo o detalhe para “por a máquina a funcionar” em contextos de pressão?; a colaboração é igual a eficiência?; comunicação e confiança são importantes quando todos trabalham em conjunto?; estivemos atentos ao que os outros fizeram para ajudarmos ou aprendermos? e as equipas “concorrentes”, estavam a fazer o mesmo?
Ideal para ativações de curta duração com elevado número de participantes, com apontamentos pedagógicos bastante amplos e diversificados.

KINDERGARTEN

UMA EQUIPA FORMADA COM CRIANÇAS QUE TÊM
OBJETIVOS AMBICIOSOS PARA ALCANÇAR

O que é?

Trata-se dum workshop onde propomos juntar miúdos com graúdos, perante o desafio de construírem em conjunto várias guitarras elétricas em madeira, com amplificador, que no final servirão para tocarem uma música simples.
Cada participante vai estar separado dos restantes e terá uma equipa de crianças a seu cargo tendo de gerir a sua mesa de trabalho e realizar a montagem dos instrumentos com sucesso, no período de uma hora (sem intervenção direta nos trabalhos manuais).

Para que serve?

Serve para colocar em prática as estratégias e técnicas inerentes à gestão de equipas, onde são colocados em evidência todos os aspetos requeridos a um verdadeiro líder.
Desde a avaliação e gestão dos recursos disponíveis, passando pelo diagnóstico de competências e pelas técnicas de desenvolvimento pessoal, o responsável pela equipa terá de passar por tudo.
Logicamente, a gestão da motivação e a inteligência emocional serão dois dos ingredientes que estarão a ser postos à prova, uma vez que as crianças irão expôr todas as suas verdadeiras emoções, sejam boas ou más.

DURAÇÃO: 3h a 4h
PARTICIPANTES: 4 a 15 pessoas